segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Lula e Alzheimer

Lula declara que as agências de avaliação de risco do mercado financeiro foram irresponsáveis por não preverem os riscos da bolha imobiliária americana. Afirmou, também, que tais agências deveriam aumentar o risco dos E.U.A e, por outro lado, deveriam diminuir o risco do Brasil. Chegou até sugerir a criação de uma agência brasileira de risco do mercado financeiro. O interessante que foram essas instituições irresponsáveis que declaram que o Brasil tinha atingindo o grau de investimento (investment grade), na ocasião não lembro do presidente, nem do Ministro da Fazenda, questionarem a credibilidade das agências, ao contrário, eles endossaram a avaliação e comemoraram dizendo : "O Brasil foi declarado um país sério"

Sinto-me confuso, se eu acreditar que Lula tem razão e as agências de risco são irresponsáveis, por que não foram capazes de prever a crise imobiliária americana, sou forçado a considerar que elas também podem estar erradas quanto ao Brasil, ao conferir-nos o grau de investimento. Porém, acreditar nas agências e que o Brasil é um país seguro seria uma incoerência ainda maior. Oh! Meu Deus ! E agora ? Em quem confiar? Agora entendo quando os economistas dizem que está crise é uma "crise de confiança".

Há duas semanas atrás o presidente estava eufórico, dizia que estávamos blindados. Dilma Roussef ainda foi mais longe, dizendo que era o fim do neoliberalismo (como todo marxista espera ansiosamente a profética grande depressão do capitalismo) e todos tinham até um certo deboche em relação à sina dos norte americanos. Mas o que um ex-sindicalista e uma ex-guerrilheira podem entender de economia? Nada, obviamente. Na semana passada o que se viu foi uma queda histórica do índice bovespa em mais de 20%. O governo teve que socorrer o crédito rural em 5 bilhões de reais. Ontem, quando candidamente o presidente dizia em rede nacional que o país não precisa tomar medidas extremas, o Banco Central brasileiro liberou 27,5 bilhões de compulsório a disposição dos bancos. Será que essas ainda não são medidas extremas?

Lula quando foi eleito esqueceu tudo que falou no passado enquanto oposição, agora parece que esquece o que diz a cada duas semanas. Estou preocupado, acho que o presindente sofre de Alzheimer. Nesses tempos incertos melhor acreditar no Prêmio Nobel de economia, Paul krugman, que não só previu a crise imobiliária americana , como também critica a promiscuidade de se ter várias agências de risco, ou seja, ele defende que deveria existir um organismo internacional para regular e fiscalizar o mercado financeiro, ao invés de um sistema descentralizado, cada país ter a sua agência só aumentaria a bagunça. Neste raciocínio seria uma grande imbecilidade estatizante e petista criar uma agência para esse desiderato, mesmo por que as agências brasileiras estão em baixa, basta lembrar: ANAC (apagão aéreo), ABIN (grampos ilegais) e ANATEL (mensalão). O melhor que o presidente deve fazer é ficar de bico calado e procurar um neurologista.





3 comentários:

Unknown disse...

Hmmm esse kra ae do premio nobel, por sinal também era critico do governo do Bush, realmente contraditória a afirmação do lula ae, primeiro chama de incompetentes mas quando o corda pende pro nosso lado ae sim são gente fina, isso só mostra falta de firmeza e muito ego, quer dizer, se eles falam bem do meu governo, ae sim, eu confio hahahah hauhauahuahua....pois é Gustavo, mas houve afirmação desse kra ae o nobel, comentando que o brasil, tem boas probabilidade de segurança, e também os mercados europeus vi na tv estão otimista com o brasil, mas também alertaram, o brasil pode estar forte mas está imune.Mas isso dependeria, claro, de um bom presidente, bons projetos, apesar da bolsa brasileira ontem estava em alta, o mercado agora fica confuso e flutuante, sinceramente cara, eu não sei viu....mas acho que o brasil ainda está com sorte em vista de outros por ae, só falta gente inteligente pra segurar o tranco, o que não encaixa, Lula.mas eu estou otimista...

Sara disse...

pensando bem acho que vc tem razao

u trem virou u kaos

¬¬

Opniões e Debates! disse...

O que vc me diz do seu otimismo agora?